|   Apresentação    |

Conselho Regional de Estatística da 6ª Região (CONRE-6), com sede em Belo Horizonte, atende ao estado de Minas Gerais.  Foi constituído pelo Conselho Federal de Estatística (CONFE) em 2013 através da RESOLUÇÃO CONFE Nº 301, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2012. A administração do CONRE-6 se dava pela Junta Governativa. Em 2015 houve a primeira eleição e elegemos o quadro de conselheiros.

O Decreto nº 62.497, de 1 de abril de 1968, aprovando o Regulamento para o exercício da profissão de Estatístico, atribuiu ao CONFE a supervisão da fiscalização do exercício profissional pelo competente Conselho Regional, além da orientação e disciplina do exercício profissional, e, da contribuição para o aprimoramento da Estatística em todo o Território Nacional, sendo também órgão consultivo do Governo no que se refere ao exercício e aos interesses profissionais do Estatístico.

O CONFE, com a participação dos Conselhos Regionais, deve atuar em íntima colaboração com os órgãos da administração pública, autárquica, paraestatal e de economia mista, inclusive bancos em que forem acionistas os Governos Federal, Estadual ou Municipal, nas empresas privadas e nas empresas sob intervenção governamental, ou nas concessionárias de serviço público, visando garantir que o exercício de função circunscrita à profissão de Estatístico, inclusive o magistério das disciplinas de Estatística constante dos currículos dos cursos dessa natureza em estabelecimentos oficiais ou reconhecidos, seja executada por profissional regularmente inscrito nos Conselhos Regional e Federal de Estatística.

O CONFE – Conselho Federal de Estatística foi criado, juntamente, com os Conselhos Regionais de Estatística, pela Lei nº 4.739, de 15 de julho de 1965. Essa Lei, que dispõe sobre a profissão de Estatístico, criou o CONFE e os Conselhos Regionais de Estatística, com a incumbência de fiscalizar o exercício da profissão.

Dentre os principais objetivos dos CONREs estão:

• Fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão de estatístico;

• Organizar e manter atualizada a lista de profissionais e empresas devidamente registrados;

• Zelar pela observância do nosso Código de Ética Profissional;

• Colaborar com os órgãos públicos, privados e entidades da classe, no encaminhamento e solução dos problemas da estatística brasileira e dos de interesse da profissão;

• Colaborar com o CONFE no sentido da divulgação das modernas técnicas da Estatística nos diversos setores da atividade nacional, promovendo estudos e campanhas em prol de sua racionalização no País.

O conjunto de Leis que rege a nossa profissão são:

  • DECRETO Nº 80.404, DE 26 DE SETEMBRO DE 1977, publicado no DOU de 27/09/1977, altera dispositivos do Regulamento para o exercí­cio da profissão de Estatí­stico, aprovado pelo Decreto n_o 62.497, de 1_o de abril de 1968.
Rua Curitiba, 815, 11º andar, sala 1109 | Centro | CEP: Nº 30.170-909 , Belo Horizone - MG
Telefone: (31) 2523-3366 | contato@conre6.org.br
Edifício: Lopes Coelho
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 13h às 19h
Desenvolvido pela TBrWeb
(XHTML / CSS)
CONRE6 - Conselho Regional de Estatística - 6ª Região © 2017 · Todos os direitos reservados