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MERCADO DE TRABALHO DO ESTATÍSTICO

 

COMO E ONDE O ESTATÍSTICO PODE SER ESSENCIAL

  
  DEMOGRAFIA (estudo das populações); ANTROPOLOGIA; SOCIOLOGIA.

• recenseamento: na contagem e compreensão de como é e como evolui a população sob quaisquer aspectos: sexo, idade, raça, escolaridade, fluxo migratório, nutrição, saúde, profissão, etc., no cálculo da taxa de mortalidade, natalidade, expectativa de vida;

• desenvolvendo modelos matemáticos para prever se uma população vai aumentar ou diminuir; fornecer informações que ajudam no planejamento urbano, etc.

ONDE: IBGE, SEADE, CEM, Instituto PÓLIS, SBPPC, ONU, OAB, FGV, Universidades…
 

 MARKETING; PESQUISA DE OPINIÃO, SATISFAÇÃO, ELEITORAL; ENDO-MARKETING; RECURSOS HUMANOS.

• pesquisar qual é a chance do candidato em épocas de eleições; avaliar tendências dos eleitores.

• saber qual a marca de refrigerante é a mais popular; ou de cerveja, de carro, de companhia aérea, etc.

• ajudar a decidir que tipo de modelo de carro deve ser lançado no mercado; ou de perfume, bolacha, sorvete, roupas, etc. Onde deve ser lançado; auxilia no lançamento de campanhas publicitárias e avalia seu sucesso, etc.

• estudar qual é o melhor lugar da prateleira do supermercado onde um produto deve ser colocado para aumentar as vendas; qual o melhor local para se abrir uma franquia/loja; qual o público mais esperado para seu produto, etc.

• ajudar a entender os milhões de dados que uma empresa tem de seus clientes para desenvolver produtos novos, campanhas publicitárias, serviço de atendimento ao cliente, etc.

• pesquisar como vai a satisfação dos funcionários de uma empresa; ajudar a melhorar o relacionamento entre chefias e subordinados; tentar ajustar função e aptidão para aumentar a produção; analisar a evolução nos cargos e salários; identifica necessidade de treinamentos, etc.

• elaborar planos de previdência complementar e de fundos de pensão; avalia planos de saúde, etc.

ONDE: Institutos de pesquisa de mercado, opinião, eleitoral; quaisquer tipos de empresa/indústria, agência de publicidade, indústria, comércio, serviços, entretenimento, ONGs…


  ECONOMIA; SEGURO; PREVIDÊNCIA.

• desenvolver um produto bancário que dê mais lucro para o banco e para o aplicador; ou um tipo de seguro saúde que maximize os lucros da seguradora; ou formas de analisar dados de seguradoras para detectar sinais de fraudes; desenvolver modelos que minimizem o risco de créditos; desenvolver modelos de cobrança; acompanhamento de investimentos, análises de projeções contábeis, etc.

• entender e projetar resultados econômicos; ajudar a elaborar planos econômicos baseados em centenas/milhares de dados coletados de diversos setores; desenhar modelos matemáticos-estatísticos para prever o vai-e-vem do mercado de ações, minimizem riscos de aplicações financeiras, etc.

• prever a arrecadação de impostos, taxas e tributos com modelos que estudam o seu comportamento através dos tempos; dar subsídio à elaboração de políticas monetárias;

• avaliar diversos mercados e entidades existentes e seus impactos na vida do cidadão; avaliar o mercado de trabalho;

ONDE: IPEA, FIPE, FGV, SEADE, outros órgãos do governo, bancos, seguradoras, financeiras, universidades, indústrias, empresas de serviços, hospitais, centros de pesquisas…
 

  SETOR PÚBLICO, ÁREAS ESTRATÉGICAS.

• analisar o trânsito e ajudar no planeja¬mento estratégico da cidade; ou analisar o trá¬fego de ligações telefônicas pelas centrais, de cliques por segundo na Internet, de tempo médio de um banho, número de acidentes de todo o tipo por idade, etc.

• analisar dados sobre poluição; número de raios que caem na cidade, onde e como; quantidade de chuva que caiu, etc.

• analisar a eficiência e eficácia de projetos públicos; satisfação da população com o desempenho do governo; auxiliar nos nos projetos, planejamentos, etc.

• analisar dados sobre criminalidade, suicídios; auxiliar nas soluções dos diversos problemas do sistema judiciário; apoio na elaboração e estudo de leis; aplicação de métodos estatísticos no direito (jurimetria), etc.

• entender as oscilações nos níveis de emprego e desemprego; relacionar dados de causa e efeito, etc.

• desenvolver índices baseados em pesquisas de satisfação/ eficiência/ eficácia; análise de indicadores sociais, etc.

• análise de mercado que dependem de políticas públicas claras como o Setor de Turismo, Desenvolvimento Urbano, Educação, etc.

ONDE: Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Sistema de Abasteciamento de Água e Esgoto, Sistema de Distribuição de Energia Elétrica / Gás / Combustíveis, Petrobrás, universidades, institutos e centros de pesquisas…
 

 SAÚDE PÚBLICA E MEDICINA; PESQUISA CLÍNICA; BIOLOGIA; BIOESTATÍSTICA; PSICOLOGIA; PSIQUIATRIA.

• analisar o comportamento de epidemias, doenças, cáries, seus tratamentos e controles; desnutrição, etc.

• analisar milhões de células que um órgão tem; milhares de gens de um ser humano; GENOMA, etc.

• testar eficiência e eficácia de medicamentos, cosméticos, alimentos, sistemas de segurança e prevenção de acidentes, etc.

• ajudando a estabelecer níveis e padrões para testes clínicos e padrões/curvas que servirão como parâ-metros de comparação (idade vs. altura, por exemplo); planejar e realizar experimentos com grupos de controle, para avaliação de tratamentos; desenvolver estudos sobre a distribuição e incidência de doenças, etc.

ONDE: ANVISA, outras instituições públicas, Instituto Pasteur, Adolpho Lutz, Instituto Butantan, Hospitais, universidades, institutos de pesquisas clínicas, empresas farmacêuticas, de cosméticos, alimentícias, ONGS…

 
  UNIVERSIDADES E INSTITUIÇÕES DE PESQUISAS.

• atuar como docente, dando aulas de muitas disciplinas relacionadas à Estatística (praticamente todos os cursos universitários têm aulas de estatística em nível básico)..

• pesquisar e desenvolver novas metodologias de análise estatística para os mais variados problemas práticos e teóricos; interagir com pesquisadores do mundo todo; participar de congressos para assimilar novas técnicas.

• assessorar pesquisadores de outras áreas, dar-lhes suporte científico para que consigam tomar decisões acertadas dentro da variabilidade intrínseca de cada problema, auxiliando-os na escolha da metodologia científica a ser adotada, no planejamento da pesquisa, na escolha qualificada dos dados, na análise das respostas, etc.

ONDE: todas as escolas, universidades, centros de pesquisas acadêmicas, centro de pesquisas diversas públicas ou privadas….

 
 MÍDIA; ARTES; ESPORTES; LITERATURA; LINGUÍSTICA.

• comparar o aproveitamento dos atletas, acompanhar o desempenho progressivo, etc.

• analisar estilos literários, de pintura, escultura; atribuição de obra ao autor; lexologia, etc.

• analisar desempenho de diversos programas de televisão, rádio, jornais, revistas, etc.

ONDE: indústria de entretenimento em geral (cinema, rádio, TV, teatro…); meios de comunicação, universidades, centros de pesquisas, clubes desportivos; museus…

 

  ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/PRIVADA, MISTAS, FILANTRÓPICAS; INDÚSTRIA, ENGENHARIA, AGRONOMIA, QUÍMICA, GEOLOGIA.

• auxiliar no combate às pragas na lavoura; desenvolvimento de produtos agrícolas;

• trabalhar com CEP (controle estatístico de processos); modelos de con¬trole de qualidade dos produtos; modelos para regulagens de máquinas, calibração de instrumentos (metrologia); testes de conformidade e confiabilidade, etc.

• auxiliar na gestão de empresas; gestão ambiental; gestão de ONGs; padronização de bases de dados para facilitar a gestão

• analisar dados geológicos, hidrogeológicos, etc.

• auxiliar nos estudos de implantação de uma fábrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial; na pesquisa e desenvolvimento de técnicas, produtos e equipamentos; nos testes de produtos; controle de controle de estoques; na avaliação de desempenho das operações; nas análises de investimentos operacionais; nos estudos de produtividade; na previsão de acidentes de trabalho; no planejamento de manutenção de máquinas, etc.

ONDE: EMBRAPA, INMETRO, IPT, universidades, indústrias diversas, agrobusiness, empresas de serviços diversos, comércio, ONGs…

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